sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Você sabe o motivo da Festa dos Mineiros?

A atividade que mais reúne moradores e turistas em Santo Antônio do Leite é a Festa dos Mineiros, você sabe como tudo começou? De acordo com o Projeto Vias, do curso Técnico em Turismo, da Fundação Torino, foi assim:

Data: Ocorre no dia 1° de agosto. Há pouco tempo, era festejada no dia 1° de julho.

História: Alguns moradores de Santo Antônio do Leite antigamente trabalhavam em algumas minas perto de Itabira. Minas profundas, com aproximadamente 16km de profundidade; havia elevadores feitos de madeira que levavam aos níveis da mina.

A promessa: Muitas pessoas morriam nessas minas, então os leitenses (aqueles que nascem em Santo Antônio do Leite) que trabalhavam nas minas fizeram uma promessa ao seu padroeiro(Santo Antônio): se eles não morressem nas minas fariam festas em agradecimento. Desde então, sempre que retornavam a Santo Antônio, eles organizavam uma festa.

O fim das minas: Com o esgotamento das minas os leitenses voltaram para casa e continuaram a promover essas festas.

A morte dos mineiros: Com o tempo os mineiros foram envelhecendo e morrendo e a festa foi perdendo sua fama. Atualmente a festa dura 4 dias e atrai muitos turistas.

fonte: http://projetoviaturistica.blogspot.com/

Você sabia... O Leite, nem sempre foi Leite

O Almanak administrativo, civil e industrial da província de Minas Gerais, de 1864, registra o povoado com o nome de Santo Antônio do Arraial do Leite. Tornou-se distrito de Ouro Preto com o nome, pela leinº 843 de 7 de novembro de 1923. Pela lei nº 336 de 27 de dezembro de 1948 passou a se chamar Bárbara Heliodora, mas, após abaixo-assinado firmado pela unanimidade dos moradores, conseguiu-se em 1953 , com projeto aprovado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais e proposto por Carlos Horta Pereira, a edição da lei nº 1.039 de 12 de dezembro de 1953, que restaurou o nome Santo Antônio do Leite, que continua até os dias atuais.

fonte: http://pt.wikipedia.org/